quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dica de curso: Estilista de confecção do vestuário [SENAI Clóvis Motta]

Olá, meninas! Atendendo ao pedido de uma amiga, hoje vou falar sobre o curso de Estilista de Confecção do Vestuário (carga horária total: 520h) que atualmente estou fazendo no SENAI Clóvis Motta. Muitas pessoas não devem ter conhecimento sobre ele, mas darei algumas explicações do cronograma para vocês...


OBJETIVO: Qualificar o aluno para a criação e desenvolvimento de coleções, adequando os tecidos e materiais aos recursos tecnológicos disponíveis e ao mercado da moda, com uso do recurso do design e do desenho de moda.

PRÉ-REQUISITOS: 18 anos - Ensino Médio concluído ou em andamento. Habilidade em desenho.

DISCIPLINAS: 
1- DESENHO DE MODA 1
O desenho de observação e de memória, materiais específicos para desenho, desenho da figura humana e partes do corpo, sombreado, croquis (feminino e masculino), estudo e caimento de tecidos, desenho de moda, as escalas de 7 e 8 cabeças.

2- DESENHO DE MODA 2
Representação plana, conceito, instrumentos e construção da base corporal, escalas, medidas, peças, desenho em perspectiva, ficha-técnica, tipos e modelos, itens.

3- HISTÓRIA DA INDUMENTÁRIA
Variações cronológicas do conceito do belo, aspectos econômicos, políticos e culturais da arte no Ocidente, história da moda, evolução da moda, moda brasileira, evolução da moda na atualidade.

4- ESTUDO DE TENDÊNCIAS
Análise dos calendários de eventos, desfiles e eventos de lançamento, adequação do material pesquisado à realidade cotidiana e à cultura local, noções básicas do produto têxtil e principios básicos da tecelagem, estudo das características dos materiais têxteis, fundamentos do marketing, o marketing aplicado ao campo da produção de moda, análise de mercado e estudo de estratégias para venda, a criação da necessidade do produto no mercado, o cliente e o estímulo do desejo.

5- COMUNICAÇÃO EM MODA
Ética e trabalho, o valor como atitude diante do mundo, o ambiente organizacional, impactos da informática na sociedade, o uso adequado das informações, negociação para o trabalho em equipe, a negociação como fator nas relações sociais, as etapas essenciais do processo de negociação, comportamento e atitudes mais adequadas a cada etapa, a questão do poder no processo de negociação, a mídia em moda, o novo perfil do cliente, produtos e serviços.

6- MODELAGEM BÁSICA E MOULAGE
Gestão da qualidade aplicada à modelagem, técnicas de preparação da ficha-técnica, traçado, produção e projeção dos moldes: blusas, mangas, golas, calças, vestidos, etc.

7- CONFECÇÃO DE PEÇAS DO VESTUÁRIO (COSTURA)
Gestão da qualidade aplicada a produtos acabados, manipulação de instrumentos e máquinas específicos, adequação aos modelos nos diferentes tipos de tecido, confecção de blusas, calças, vestidos.

8- COREL DRAW (desenho de moda)
Área de trabalho do corel draw, criando objetos, transformando objetos, preenchimento e contorno, efeitos, construção do modelo feminino e masculino, construção de aviamentos, construção da ficha-técnica.

9- DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO (PROJETO FINAL)
Pesquisa de moda, criação de coleções, adequação das tendências gerais à clientela específica, técnicas de criação para a indústria da moda, modelo e variações (afinidade de materiais), desenvolvimento e representação de coleção no corel draw.

Diretora: Waldenice Maria Cardoso
Endereço: Av. Prudente de Morais, 1571
Cep: 59020-400 - Natal/RN
Tel: (84) 3211 - 4586 / Fax: (84) 3221 - 6077
email: clovismotta@rn.senai.br

8 comentários:

  1. Estou doida para fazer um curso nesse estilo....vou procurar no Rio!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Amei o cantinho!
    Estou me preparando pra fazer um sorteio no meu blog.
    Passa lá, preciso de sua opinião.
    Abraço.

    http://banho-de-lua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!! espero não perder a inscrição dessa vez ahaha
    Beijos

    www.decaronanamoda.com

    ResponderExcluir
  4. Boa indicação!

    beijoss

    segredosfashion.com
    segredosfashionstore.tanlup.com

    ResponderExcluir
  5. Eu queria muito fazer moda ou algo que envolvesse criaçao, como sou um desastre em desenho preferi publicidade (minha futura faculdade se Deus quiser!). Mas gostei muito de conhecer um pouco sobre este curso... ai se tivesse um pouquinho só de habilidade rs! Post completíssimo, amei!

    Tenha uma ótima sexta-feira!
    Beijos.
    bloguedatety.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, nem me fale. Estou formando agoraaaa em dezmebro. Já fiz isso tudo! rs
    Beijoss e ótimo final de semana!
    http://combarbaraneves.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Oi, seja bem vinda (o) ao blog No estilo, na moda!
Por favor não use palavrões, xingamentos ou pornografia.
Deixe o link do seu blog no final para que eu retribuir a visita.
Obrigada por comentar!